quarta-feira, 8 de setembro de 2010

Um Meteoro chamado Nação Zumbi!


 ____________Nação Zumbi - Sesc Itaquera 22/11/2009

 Ainda sinto caláfrios e um sorriso se estampa nesse rosto, quando lembro desse show.
Eu já havia ido em alguns shows antes, Mudhoney, Pearl Jam, Oasis, Ludov, Capital Inicial... nenhum show alem do Mudhoney havia mexido comigo... até então!
Eu tinha começado a ouvir Nação Zumbi de fato.. a pouco tempo, não faço idéia  de quando foi que ouvi Nação pela primeira vez... mas conheço desde de "pequeno"... não conseguia achar tanta graça.
Mas sempre pensei "uhmmm... ainda vou gostar dessa banda..". então muitos anos passaram, e finalmente comecei a prestar mais atenção nessa banda, que eu já sabia que era uma coisa gigante e unica.
  Comecei a procurar mais musicas alem de "Manguetown", entre outras.. então comecei a prestar mais atenção em Blunt of Judah. e no mesmo dia, já tinha baixado todos os albuns, comecei a ler coisas sobre a banda, ver videos.
 E também comecei a procurar conhecer mais sobre a cena musical de Recife, logo descobri que era um "Mangueboy" também.
 Mal podia esperar para ir em um show deles.. até que a grande oportunidade apareceu, "Nação Zumbi - Sesc Itaquera 22/11/2009". Convidei um grande amigo meu, que também estava alucinado com a psicodelia deles.
Então, dia 22, lá estava eu, super impolgado para o show, e por algum passe de mágica do destino.. ganhei no site do Sesc, 2 ingressos!
e claro que eu estava lá! eu e meu querido amigão. acabamos chegando um pouco atrasado e perdemos algumas musicas.
antes mesmo de entrar no Sesc Itaquera, já era possivel ouvir o som da Nação Zumbi, fazendo o chão tremer. Enquanto passavamos pela portaria, estava começando Manguetown
fomos correndo, e vimos uma verdadeira Nação em delirio a serviço do som. 
 então nós fomos adentrando perante aquela platéia fervorosa, procurando um lugar pra ficar. Vi que o lugar onde mais tinha "Pula-Pula" era la no meio, e foi justamente pra lá que eu fui. 
todos estavam presentes, Lúcio Maia (Guitarrista), Dengue (baixista), Pupilo (Baterista) , Toca Ogan (percussão), Gilmar Bola Oito & Gustavo da Lua (nos Tambores) e claro Jorge du Peixe assumindo os vocais.  
 então preparamos nossa artilharia, e começa a tocar.... Blunt of Judah
e então a fumaça começou a subir para o céu como um incenso, tirando nossa lúcidez, e os nervos sendo alterados mediante a sonzera de peso, que só a Nação Zumbi consegue proporcionar.
 _____estavamos no Blunt of Judah!
 um verdadeiro delírio! Eu e meu amigo nos olhavamos espantados! falavamos "que porra é essa cara?! o que é isso?!". 
sentimos o poder do Maracatu da Nação Zumbi. um Maracatu, que realmente pesa uma Tonelada! que faz o chão tremer! 
o setlist incluiu musicas de todos os albuns, da época do Chico, e (claro) os outros albuns da Nação.
pulamos feito loucos! não tinha noção ainda do que estava por vir, mas sabia que sem duvidas seria inesquecivel. (e É!)
 Depois de um solo de Maracatu, com batidas de palmas e gritaria, Lúcio Maia começa a brincar com a Guitarra.. e então ele diz " Musica!.......Quântica!". sim! aquilo era o prólogo de "Coco Dub"!
com todo o poder de psicodelia da Nação, então começaram a tocar a musica Bringa ( que eu não conhecia até então, mas futuramente descobri que era uma musica do Siba ), e depois Jorge du Peixe diz "...talvez alguns de vocês não tenham ouvido ainda, quem não ouviu vai ouvir agora."
então começa "Cidadão do Mundo"! pra mim, foi o maior ápice do show, incrivel! todos cantavam juntos! todos pularam! e claro que eu estava lá, pulando como um louco no meio daquele monte de carangueijos, cantando mesmo que já sem voz! pulei muito, ( tanto que levei uma dedada fodida no olho, no meio dessa musica ai rsrs). Mas mesmo com o olho doendo pra caralho, continuei pulando. naquela vibe incrivel. e gritei com toda voz que me restava:
 " -CHILA! RELÊEE! DROMILINDRÓOOOOO!"
foi lindo!   

 Confesso que fiquei com medo quando começo "Quando a Maré Encher", era uma onda de pessoas pulando, tanto que vi varias vezes meu amigão sendo tragado para o meio de uma "maré" de carangueijos pulando. rsrs
e depois de uma série de musicas eles sairam do palco, mas com a gritaria pedindo para eles cantarem mais uma.. eles subiram de volta ao palco. ai Jorge du Peixe diz "mais uma? ou 2? ou 3?" então, a sonzeira começou a todo vapor!
e pra encerrar, tocaram um cover de uma musica do Jorge Ben Jor, "Umbabarauma", e pra fechar com chave de ouro...Da Lama ao Caos!

não preciso nem dizer o quanto foi mágico esse show, saimos de lá com a alma lavada, e sem palavras, era indescritivel!
foi um show que mudou a minha vida, e desde então decidi que viraria um Showman!.




aqui fica um pouco do setlist que rolou no dia, com alguns videos que consegui encontrar na net.
"A Ilha
"Memorando"  

pra quem foi re-lembrar, e pra quem não foi, ter uma noção do poder dessa Nação!
  
tenho Certeza que Chico esta orgulhoso!

Um comentário:

  1. Dani eu achei toda essa emoção muito interessante quem sabe um dia eu crio um anime com vc e eu numa banda tipo essas q, nós gostamos?
    eu acharia ótimo escrever comose tivesse um fã doidão q, nem vc!

    ResponderExcluir